Explicações do Sinpetro-MS sobre a parceria da BR DISTRIBUIDORA com o app AME e B2W

 

A BR DISTRIBUIDORA anunciou dia 05 de Maio, que assinou um contrato de parceria com a B2W, empresa controladora das Lojas Americanas, Shoptime, Submarino e o novo aplicativo de pagamentos AME.

A parceria representa uma grande evolução e, certamente, habilitará a Revenda a receber o pagamento através de uma carteira digital (AME), conceder cashback (desconto) para seus clientes e também possibilitará o DELIVERY de produtos a partir das nossas conveniências.

Durante uma live para a revenda, a BR DISTRIBUIDORA a presentou a parceria e explicou como se dará o funcionamento do aplicativo de pagamento AME. O cashback oferecido para o consumidor (20 % nos primeiros 30 dias e 10% nos 11 meses seguintes) e o pagamento de bonificação de R$ 10,00 para o frentista a cada cadastro realizado. Além disso, inicialmente a taxa cobrada do revendedor será de 0% durante 90 dias e 0,5 % durante os 9 meses seguintes, o que é espetacular!

À primeira vista estes valores e taxas parecem um sonho para o revendedor, mas a pergunta é: até quando?

Revendedores com mais de 25 anos de atividade, testemunharam que diversas empresas iniciarem a operação no nosso mercado com o objetivo de ganhar escala, oferecendo escala, oferecendo taxas maravilhosas. Como exemplo posso citar todos os cartões frotas (Ticket Car, Good Car, etc.); diversos cartões de crédito marca própria; o App Abastece Aí, da Ipiranga e o Shell Box, da Raízen. Todos estes serviços e aplicativos, após ganharem a escala necessária, começam também a aumentar as nossas taxas e custos para nossa operação.

Agora que existe concorrência de fato no mercado de adquirência e conseguimos finalmente taxas mais competitivas trocando nossas vendas para plataformas proprietárias de terceiros que além de serem mais caras, literalmente passam a ser donas dos nossos clientes.

Outro problema que assistimos com a entrada destes aplicativos em nosso negócio diz respeito à obrigatoriedade de participar nos planos de marketing e também ao tratamento às informações sobre os nossos clientes. Estes dados não são compartilhados com os revendedores e as empresas se tornam “PROPRIETARIAS” dos consumidores, se comunicando diretamente com eles, e, até mesmo, sugerindo que troquem de posto caso o revendedor não participe do plano de marketing da respectiva distribuidora. Assim sendo, como representante de centenas de empresários em MS, gostaríamos de sugerir que a BR Distribuidora se comprometesse com a revenda brasileira assumindo os seguintes compromissos:

  • GARANTIR QUE AS TAXAS DESSA NOVA FORMA DE PAGAMENTO NÃO SUPEREM 1,0% (UM POR CENTO) POR TODO O PERÍODO CONTRATUAL, E NÃO POR APENAS 12 MESES;
  • NÃO FAZER A VENDA CASADA DA ACEITAÇÃO DO App COM A PARTICIPAÇÃO NO PLANO DE MARKETING;
  • COMPARTILHE COM SEUS REVENDEDORES AS INFORMAÇÕES DOS CLIENTES DAQUELE POSTO QUE CADASTROU O SEU CLIENTE;
  • SE COMPROMETA A NÃO CONTATAR O CLIENTE CONTRA O REVENDEDOR (POR EXEMPLO, SUGERINDO QUE ELE TROQUE DE POSTO CASO O POSTO NÃO PARTICIPE DO PLANO DE MARKETING OU CASO O POSTO REVENDEDOR NÃO RENOVE SEU CONTRATO COM A BR).

Para finalizar, gostaria de dizer que acredito fortemente que a parceria BR DISTRIBUIDORA e B2W poderá ser uma excelente ferramenta para o revendedor, desde que não esqueçam que  o posto é parte da parceria e deve ser tratado com tal durante toda a vida do projeto, e não apenas nos 12 primeiros meses.

O DEPTO. JURÍDICO DO SINPETRO-MS está a inteira disposição do revendedor associado para analisar os contratos de adesão dos novos produtos propostos.